segunda-feira, 28 de julho de 2014

O Impressionismo

Século XIX na Europa – O Impressionismo

O Impressionismo foi um movimento que revolucionou a pintura e deu início a grandes tendências da arte no século XX. Os impressionistas buscavam observar os diversos efeitos da luz solar sobre os objetos ao longo do dia para registrar na tela as variações provocadas nas cores da natureza. Eles não chegaram a formar uma escola ou sistema; apenas compartilharam algumas técnicas e procedimentos gerais.

Procedimentos gerais dos Impressionistas
  • A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente dependendo da incidência do sol.
  • As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é só uma forma encontrada pelo ser humano para representar, por meio de imagens, a natureza, os objetos, os seres em geral, etc.
  •  As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como a impressão visual que nos causam e não escuras ou pretas, como os pintores as representavam até então.
  • As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta. Devem ser puras e utilizadas na tela em pequenas pinceladas. É o observador que, ao apreciar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura das cores passa a ser, portanto, resultado do olhar humano, e não da técnica do pintor, pois ele não as mistura em sua paleta.

Os grandes pintores Impressionistas

O primeiro contato do público com os impressionistas foi em uma exposição coletiva realizada em Paris em 1874. O público e os críticos, porém, reagiram mal ao movimento, pois ainda se mantinham fiéis à pintura tradicional. Só na década seguinte os impressionistas começaram a ser compreendidos.

- Claude Monet: (1840-1926) apreciava a pintura ao ar livre, que lhe permitia reproduzir os efeitos da luz solar diretamente da natureza. 
- Pierre Auguste Renoir:  (1841-1919) Seus quadros expressam otimismo, alegria e intensa movimentação da vida parisiense das últimas décadas do século XIX. 
- Edgar Degas: (1834-1917) participou do Impressionismo mas desenvolveu um estilo diferente: além da cor, a grande paixão dos impressionistas, ele valorizava o desenho. Pintou poucas paisagens e cenas ao ar livre: em seus quadros predominam os ambientes interiores, onde a luz é artificial. 

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Educação


fonte-http://www.filosofiahoje.com/2012/07/educacao-nao-transforma-o-mundo.html

WIKIPEDIA

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 SOFTWARE LIVRE
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Scribus, QuarkXpress (Editoração eletrônica); 
Blender (Modelagem 3D); 
LibreOffice (Pacote de softwares de escritório - equivalente ao Microsoft Office); 

CURRÍCULO
O currículo se organiza em uma construção permanente de práticas apresentando uma acepção notadamente histórica, social, cultural e interativa. Não é  apenas como uma coleção de conteúdos prontos a serem passados para os alunos, mas, como uma prática social pedagógica complexa. O estudo de currículo vem atualizando-se no que diz respeito a idéias ou convicções que requerem uma explicação sobre o fato que: os currículos são orientados pela dinâmica da sociedade. A visão tradicional do currículo está ligada ao fato de que a educação formal em muitas escolas está embasada na seleção de parte da cultura, que é re-elaborada e transmitida aos alunos. Define-se assim o currículo como o conjunto de conteúdos teóricos acumulados pela civilização.No âmbito da Educação o currículo é seguir metas e procedimento traçados para determinada área e para cumpri-las devemos utilizar as várias tecnologias, que integradas aos projetos transformam a prática pedagógica em um processo dinâmico e efetivo.


Projeto de Ensino
São projetos educacionais que visam promover melhorias no processo de ensino aprendizagem, envolvendo uma ou mais disciplinas. Realizados por professores.Na proposta de um projeto dessa natureza, um ou mais professores propõe um respectivo tema, traçam etapas a percorrer envolvendo os alunos como pesquisadores, e o professor age como um facilitador desse processo.
Geralmente são projetos que iniciam de iniciativas externas ao ambiente escolar, envolvendo toda a comunidade escolar, culminando com a socialização dos resultados obtidos nessa pesquisa promovendo conscientização e prováveis mudanças.
Projeto de Aprendizagem:
Nos projetos de aprendizagem a escolha do objeto a ser estudado  é livre partindo da curiosidade dos alunos.
Mesmo com a grande variedade dos possíveis temas o professor deve agir como um orientador no processo, necessitando de planejamento para cada etapa.
Vantagem de se Trabalhar com Projetos:
O planejamento possibilita um trabalho interdisciplinar, abrangendo relações sociais, propicia enfoques em áreas especiais e prioritárias, promove nos alunos uma construção de um aprendizado abrangente.