sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Texto para 3º ano B - Nações Indígenas de Mato Grosso do Sul


Nações Indígenas de Mato Grosso do Sul

Quando os europeus alcançaram o território nas primeiras décadas do século XVI, encontraram a região densamente povoada por Guarani, Guató, Ofaié, Guaxi, Kaiapó Meridional, Payaguá e muitos outros. Atualmente são Guarani-Kaiowá,  Terena, Guarani-Ñhandeva, Kadiwéu, Guató, Ofaié-xavante, Atikun, entre outros somando uma população próxima a sessenta mil índios e perto de 70 aldeias.
Índios Terena
Os índios Terena são conhecidos pela habilidade na agricultura e no artesanato.
O artesanato se dá, principalmente, através do barro, da palha e da tecelagem. A cerâmica é trabalho predominantemente feminino, cabe aos homens somente o trabalho de extrair o barro e processar a queimados objetos. Usam em seus trabalhos argilas de diversas e os padrões dos grafismos (desenhos) usados pelos Terena são basicamente o estilo floral, pontilhados, tracejados, espiralados e ondulados. Produzem peças utilitárias e decorativas: vasos, potes, jarros, animais da região pantaneira (cobras, sapos, jacarés que são chamados de bichinhos do pantanal), além de cachimbos, instrumentos musicais e variados adornos.

Indios Kadiwéu

Os índios Kadiwéu produzem arte refinada principalmente na forma de pintura corporal e cerâmica. Fazem a pintura corporal utilizando tinta obtida da mistura de suco de jenipapo com pó de carvão, aplicada com uma fina lasca de madeira ou taquara. Seus grafismos simétricos são extremamente elaborados e eram utilizados para distinguir a posição do indivíduo na sociedade.
A cerâmica é usada para criar vasos, pratos, animais, enfeites de parede, etc. Também é decorada com padrões geométricos e com grafismos, muitas vezes coloridos. Os desenhos são riscos à mão livre, traçados com o auxílio de um cordão feito de gravatá, formando  sulcos na superfície da peça. São linhas retas, curvas, paralelas, degraus de escadas, espirais, ornatos em ziguezague e outras variantes.


Índios Guarani

O artesanato para o Povo Guarani tem muita importância, pois faz parte da sua cultura. Entre estes artesanatos citamos a seguir:
·         Cestos: tem de vários tamanhos e funções. Utilizam para armazenar alimentos, vestimentas, sementes e para trazer os alimentos colhidos na agricultura.
·         Escultura de madeira: bichinhos esculpidos na madeira.
·         Flauta: instrumento feito de taquara.
·         Chocalho: é um instrumento musical também que acompanha o violão. Também se usa a pena de aves para decorar o chocalho
·         Colar: A função principal do colar é proteção contra os maus espíritos da mata e dos rios. Os colares são feitos de vários tipos de sementes.
·          Arco e flecha: Feitos para caça e pesca.

Índios Guató


A cultura material Guató compreende basicamente equipamentos de subsistência (arcos, flechas, bodoques, zagaias, canoas, remos, armadilhas para caçar, pau de cavouco, porrete para pesca) e equipamentos domésticos e de trabalho - objetos em madeira, em conchas de moluscos, em cerâmica, em couros, trançados e tecelagem. A canoa é o principal meio de transporte dos Guató.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário