segunda-feira, 16 de maio de 2016

O Realismo na Arte - 2º Anos C/D

O Realismo na Arte

Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao lado da crescente industrialização das sociedades.

Pintura Realista

A pintura realista do século XIX retrata a realidade social do momento. Ao artista não cabe “melhorar” artisticamente a realidade, pois a beleza está na realidade tal qual ela é. Sua função é apenas revelar o que há de mais característico e expressivo na realidade. A pintura realista deixa de lado os temas mitológicos, bíblicos, históricos e literários, pois o que importa é a criação a partir de uma realidade imediata e não imaginada.

Artistas do Realismo

Gustave Courbet (1819 – 1877): foi considerado o criador do realismo social na pintura, pois procurou retratar em suas telas, temas da vida cotidiana, principalmente das classes populares. Manifesta em sua pintura uma simpatia particular pelos trabalhadores e pelos homens mais pobres da sociedade no século XIX. “Os quebradores de pedra”

Jean-François Millet (1814 - 1875): em suas telas predominam os tons marrons e uma luz difusa que reflete certo sentimentalismo, e nelas construía figuras humanas modestas. Retrata trabalhadores do campo com um olhar emotivo. Obra: “As respigadeiras”

Édouard Manet (1832 – 1883): seu realismo não tem intenções sociais. Retratou em suas telas locais, hábitos, personagens e eventos típicos da vida em sociedade em Paris. Sua obra foi importante por renovar a pintura, dando-lhe uma luminosidade mais intensa. Essa luminosidade foi considerada um elemento precursor do Impressionismo. Obra: “Almoço sobre a relva”.


Auguste Rodin (1840 – 1917): destacou-se como inovador da escultura do século XIX. Sua produção despertou polêmica: alguns estudiosos apontam em seu trabalho a acentuada tendência ao realismo; outros consideram mais a emoção revelada por muitas de suas obras. Outros ainda veem em sua escultura características do Impressionismo.