sábado, 26 de novembro de 2016

Arte Barroca - 1º ANO A-B-C-D-E

O Barroco nos Países Baixos
Nos Países Baixos, o Barroco se desenvolveu em duas grandes direções, sobretudo na pintura. Na região hoje correspondente a Bélgica, caracterizou-se por linhas movimentadas e forte expressão emocional e seu maior representante na pintura é o artista Rubens. Já na Holanda, ganhou aspectos mais próximos do espirito prático e austero do povo holandês destacando-se Frans Hals, Rembrandt van Rijn e Johannes Vermeer.
Rubens (1577 – 1640) – sua pintura é caracterizada pelo uso de cores fortes e por criar cenas que sugerem, a partir de linhas contorcidas dos corpos e das pregas das roupas, um intenso movimento.
Frans Hals (1581 – 1666) – registra nas telas retratos e os hábitos das pessoas mais ricas do século XVII.
Rembrandt van Rijn (1606 – 1669) – é um dos maiores artistas no domínio da luz na pintura. Na sua pintura chama a atenção a gradação da claridade, os meios-tons e as penumbras que envolvem áreas de luminosidade mais intensa.
Johannes Vermeer (1632 – 1675) – seus temas são os da vida privada e dos costumes da Holanda seiscentista. Seus quadros documentos os momentos da vida cotidiana.

O Barroco na Espanha
Na Espanha, um traço original do Barroco encontra-se na arquitetura, principalmente nas portadas decoradas em relevo. A pintura recebe influencia do barroco italiano mas recebe características próprias: o realismo e o domínio das técnica de pintar. Entre os pintores do barroco espanhol estão El Greco e Diego Velázquez.
El Greco (1541 – 1614) – sua obra é marcada pela verticalidade das figuras. As figuras esguias e alongadas de El Greco superam a visão humanista dos artistas do Renascimento.
Diego Velázquez ( 1599 – 1660) – retratou as pessoas da corte espanhola do século XVII. Registrou também o dia a dia do povo espanhol num dado momento da historia.

O Barroco no Brasil
No Brasil o barroco se desenvolveu do século XVIII até o inicio do século XIX. Nesse período destacam-se as construções de igrejas, decorações e esculturas. Nas igrejas destacam-se os trabalhos de relevo em madeira – as talhas – e portadas decoradas com esculturas, em geral feitas de pedra sabão. Algumas aparecem com o teto decorado com pinturas.

Na pintura destaca-se o pintor de tetos Mestre Ataíde; na escultura destaca-se Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho. Sua obra mais famosa é o conjunto de esculturas que narram Os Passos da Paixão de Cristo, localizadas em Congonhas do Campo.