sábado, 26 de novembro de 2016

Arte Barroca - 1º ANO A-B-C-D-E

O Barroco nos Países Baixos
Nos Países Baixos, o Barroco se desenvolveu em duas grandes direções, sobretudo na pintura. Na região hoje correspondente a Bélgica, caracterizou-se por linhas movimentadas e forte expressão emocional e seu maior representante na pintura é o artista Rubens. Já na Holanda, ganhou aspectos mais próximos do espirito prático e austero do povo holandês destacando-se Frans Hals, Rembrandt van Rijn e Johannes Vermeer.
Rubens (1577 – 1640) – sua pintura é caracterizada pelo uso de cores fortes e por criar cenas que sugerem, a partir de linhas contorcidas dos corpos e das pregas das roupas, um intenso movimento.
Frans Hals (1581 – 1666) – registra nas telas retratos e os hábitos das pessoas mais ricas do século XVII.
Rembrandt van Rijn (1606 – 1669) – é um dos maiores artistas no domínio da luz na pintura. Na sua pintura chama a atenção a gradação da claridade, os meios-tons e as penumbras que envolvem áreas de luminosidade mais intensa.
Johannes Vermeer (1632 – 1675) – seus temas são os da vida privada e dos costumes da Holanda seiscentista. Seus quadros documentos os momentos da vida cotidiana.

O Barroco na Espanha
Na Espanha, um traço original do Barroco encontra-se na arquitetura, principalmente nas portadas decoradas em relevo. A pintura recebe influencia do barroco italiano mas recebe características próprias: o realismo e o domínio das técnica de pintar. Entre os pintores do barroco espanhol estão El Greco e Diego Velázquez.
El Greco (1541 – 1614) – sua obra é marcada pela verticalidade das figuras. As figuras esguias e alongadas de El Greco superam a visão humanista dos artistas do Renascimento.
Diego Velázquez ( 1599 – 1660) – retratou as pessoas da corte espanhola do século XVII. Registrou também o dia a dia do povo espanhol num dado momento da historia.

O Barroco no Brasil
No Brasil o barroco se desenvolveu do século XVIII até o inicio do século XIX. Nesse período destacam-se as construções de igrejas, decorações e esculturas. Nas igrejas destacam-se os trabalhos de relevo em madeira – as talhas – e portadas decoradas com esculturas, em geral feitas de pedra sabão. Algumas aparecem com o teto decorado com pinturas.

Na pintura destaca-se o pintor de tetos Mestre Ataíde; na escultura destaca-se Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho. Sua obra mais famosa é o conjunto de esculturas que narram Os Passos da Paixão de Cristo, localizadas em Congonhas do Campo.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Inspiração

Trabalhos do 9º ANO A/B
Inspirados nos personagens do artista Mestre Vitalino no estilo de literatura de Cordel











terça-feira, 14 de junho de 2016

1º ano - Revisão para prova

1º ANO - 2º Bimestre
Questões de revisão para prova unificada
Conteúdo: Arte no Antigo Egito
Arte na Grécia
Arte em Roma


1. Quais tipos de construções encontram-se na arquitetura do Antigo Egito?
2. Explique para que as pirâmides eram construídas no Antigo Egito.
3. A pintura Egípcia apresenta varias regras em seu desenho. Explique o era a ”regra da frontalidade”.
4. Sobre a pintura grega, em quais objetos elas apareciam? Como se classificam essas pinturas?
5. Na arquitetura grega destacam-se os templos dedicados às divindades. Cite os nomes das partes que compõem os templos.
6. Sobre a arquitetura Romana, explique por que o arco foi um importante recurso criado por eles.
7. Explique qual a utilidade dos lugares romanos abaixo:
a) Anfiteatros:
b) Aquedutos:




segunda-feira, 16 de maio de 2016

O Realismo na Arte - 2º Anos C/D

O Realismo na Arte

Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao lado da crescente industrialização das sociedades.

Pintura Realista

A pintura realista do século XIX retrata a realidade social do momento. Ao artista não cabe “melhorar” artisticamente a realidade, pois a beleza está na realidade tal qual ela é. Sua função é apenas revelar o que há de mais característico e expressivo na realidade. A pintura realista deixa de lado os temas mitológicos, bíblicos, históricos e literários, pois o que importa é a criação a partir de uma realidade imediata e não imaginada.

Artistas do Realismo

Gustave Courbet (1819 – 1877): foi considerado o criador do realismo social na pintura, pois procurou retratar em suas telas, temas da vida cotidiana, principalmente das classes populares. Manifesta em sua pintura uma simpatia particular pelos trabalhadores e pelos homens mais pobres da sociedade no século XIX. “Os quebradores de pedra”

Jean-François Millet (1814 - 1875): em suas telas predominam os tons marrons e uma luz difusa que reflete certo sentimentalismo, e nelas construía figuras humanas modestas. Retrata trabalhadores do campo com um olhar emotivo. Obra: “As respigadeiras”

Édouard Manet (1832 – 1883): seu realismo não tem intenções sociais. Retratou em suas telas locais, hábitos, personagens e eventos típicos da vida em sociedade em Paris. Sua obra foi importante por renovar a pintura, dando-lhe uma luminosidade mais intensa. Essa luminosidade foi considerada um elemento precursor do Impressionismo. Obra: “Almoço sobre a relva”.


Auguste Rodin (1840 – 1917): destacou-se como inovador da escultura do século XIX. Sua produção despertou polêmica: alguns estudiosos apontam em seu trabalho a acentuada tendência ao realismo; outros consideram mais a emoção revelada por muitas de suas obras. Outros ainda veem em sua escultura características do Impressionismo.   

terça-feira, 12 de abril de 2016

Arte na Pré-História - Caverna de Lascaux

Caverna de Lascaux

A caverna de Lascaux, na França, foi descoberta em 1940 e guarda em suas paredes algumas das mais antigas representações feitas pelo homem. Os temas  que mais aparecem nessas pinturas rupestres são os animais e cenas 
de caça e não há nenhuma que represente as plantas.

O Ministério da Cultura e da Comunicação francês disponibilizou um novo site, onde é possível fazer uma visita virtual pelas diversas câmaras, visualizar os desenhos e ler os textos explicativos em inglês, francês e espanhol.

Clique na figura e bom passeio! 
Profª Izabella