terça-feira, 1 de março de 2011

A Missão Artística Francesa

"A Missão Artística Francesa foi um grupo de artistas franceses que, deslocando-se para o Brasil no início do século XIX, revolucionou o panorama das Belas-Artes no país introduzindo o sistema de ensino superior acadêmico e fortalecendo o Neoclassicismo que ali estava iniciando seu aparecimento. O grupo era liderado por Joachim Lebreton e foi amparado pelo governo de Dom João VI
O grupo aportou no Rio de Janeiro a 26 de março de 1816, a bordo do navio Calpe, escoltado por navios ingleses, e era formado, segundo Neves, por Joachim Lebreton, o líder, Jean Baptiste Debret, pintor histórico, Nicolas-Antoine Taunay, pintor de paisagens e cenas históricas, Auguste Henri Victor Grandjean de Montigny, arquiteto, junto com seus discípulos Charles de Lavasseur e Louis Ueier, Auguste Marie Taunay, escultor, Charles-Simon Pradier, gravador, entre outros.
A Missão chegou ao Brasil imbuída de altos propósitos, como escreveu Debret:
Animados todos por um zelo idêntico e com o entusiasmo dos sábios viajantes que já não temem mais, hoje em dia, enfrentar os azares de uma longa e ainda, muita vezes, perigosa navegação, deixamos a França, nossa pátria comum, para ir estudar uma natureza inédita e imprimir, nesse mundo novo, as marcas profundas e úteis, espero-o, da presença de artistas franceses.
Os integrantes da Missão executaram diversos trabalhos para a família real, relacionados às datas e fatos comerativos da monarquia, como as cerimônias de aclamação de D. João VI (1817) e as comemorativas da vinda da futura imperatriz Leopoldina (1817), assim como os festejos para a aclamação e coroação de D. Pedro I em 1822. 
Estes eventos envolveram a criação de obras de arquitetura efêmera, como arcos de triunfo, obeliscos e ornamentos para a cidade. Também deixaram uma importante série de retratos oficiais de personalidades e membros da nobreza e registros variados da vida na corte e na cidade."

(Fonte: Wikipedia)

Algumas obras:




Jean-Baptiste Debret
"Vendedora de pão-de-ló"
1826, Aquarela sobre tela







Jean-Baptiste Debret
"Aldeia de Caboclos a Canta Galo"
1834-1839









Para conhecer mais obras de Jean-Baptiste Debret acesse os links:





Nicolas-Antoine Taunay
"Vista do Morro de Santo Antonio"
1816, Rio de Janeiro









Nicolas-Antoine Taunay
" Vista da praia e da Igreja da Glória de Outeiro" - RJ
1816, Óleo s/ tela










 Para conhecer mais obras de Nicolas-Antoine Taunay acesse o link:

Outros links interessantes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário