quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Conteúdos para Exame Final - 2014

Conteúdos Exame 2014
Arte - Matutino/Vespertino


8ºA
·      A Arte da Primeira Metade do Século XX: Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Abstracionismo, Surrealismo e Futurismo.

9ºA/B
·        Cultura e Arte em Mato Grosso do Sul
·        Arte Indígena; Índios Kadiwéu e Índios Terena

1ºA/B/C/D/E/F
·        A Arte na Pré-História
·        O Barroco na Europa

2ºA/B/C/D
·      A Arte da Primeira Metade do Século XX: Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Abstracionismo, Surrealismo e Futurismo.

3ºA/B/C
·        Arte Moderna: Pop Art e Op Art

·        Arte e Cultura em Mato Grosso do Sul

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Trabalho 2 - 3º Ano - Arte Contemporânea

Alunos dos 3º anos:

Trabalho 2: Retrato com mosaico
Artista plástica: Sandhi Schimmel ( http://www.schimmelart.com/ )
~~ Escolher abaixo um dos passos para realizar seu trabalho:

1 - Pesquisar obras da artista Sandhi Schimmel; escolher uma imagem e imprimir em preto e branco. Trabalhar com mosaico de folha de revista (quadradinhos de papel) sobre a imagem impressa;
ou
2 - Criar um desenho de um rosto (homem ou mulher), como nas obras da artista, e trabalhar com mosaico de folha de revista (quadradinhos de papel) sobre o desenho.

Materiais
- Imagem impressa ou desenho - papel sulfite ou canson tamanho A4
- Revista
- Tesoura
- Cola

Trazer materiais para a próxima aula para realizar o trabalho em sala de aula.
;)
Profª Izabella


Abaixo obras da artista






sexta-feira, 15 de agosto de 2014

A Canoa sobre o Epte - Claude Monet

Observe na obra como o artista trabalhou as cores nas folhagens, nas muheres e no rio. Observe as linhas e as marcas do pincel utilizadas pelo artista.

Atividade: faça o desenho no caderno e trabalhe a pitura com lápis de cor mesclando diversas cores no desenho através de linhas.


segunda-feira, 28 de julho de 2014

O Impressionismo

Século XIX na Europa – O Impressionismo

O Impressionismo foi um movimento que revolucionou a pintura e deu início a grandes tendências da arte no século XX. Os impressionistas buscavam observar os diversos efeitos da luz solar sobre os objetos ao longo do dia para registrar na tela as variações provocadas nas cores da natureza. Eles não chegaram a formar uma escola ou sistema; apenas compartilharam algumas técnicas e procedimentos gerais.

Procedimentos gerais dos Impressionistas
  • A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente dependendo da incidência do sol.
  • As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é só uma forma encontrada pelo ser humano para representar, por meio de imagens, a natureza, os objetos, os seres em geral, etc.
  •  As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como a impressão visual que nos causam e não escuras ou pretas, como os pintores as representavam até então.
  • As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta. Devem ser puras e utilizadas na tela em pequenas pinceladas. É o observador que, ao apreciar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura das cores passa a ser, portanto, resultado do olhar humano, e não da técnica do pintor, pois ele não as mistura em sua paleta.

Os grandes pintores Impressionistas

O primeiro contato do público com os impressionistas foi em uma exposição coletiva realizada em Paris em 1874. O público e os críticos, porém, reagiram mal ao movimento, pois ainda se mantinham fiéis à pintura tradicional. Só na década seguinte os impressionistas começaram a ser compreendidos.

- Claude Monet: (1840-1926) apreciava a pintura ao ar livre, que lhe permitia reproduzir os efeitos da luz solar diretamente da natureza. 
- Pierre Auguste Renoir:  (1841-1919) Seus quadros expressam otimismo, alegria e intensa movimentação da vida parisiense das últimas décadas do século XIX. 
- Edgar Degas: (1834-1917) participou do Impressionismo mas desenvolveu um estilo diferente: além da cor, a grande paixão dos impressionistas, ele valorizava o desenho. Pintou poucas paisagens e cenas ao ar livre: em seus quadros predominam os ambientes interiores, onde a luz é artificial. 

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Educação


fonte-http://www.filosofiahoje.com/2012/07/educacao-nao-transforma-o-mundo.html

WIKIPEDIA

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia livre a nível mundial, multilíngue online e colaborativa. Com o uso da ferramenta wiki é possível pesquisar, escrever ou alterar artigos nessa enciclopédia virtual respeitando alguns direitos de cópia e modificações, ou seja, o uso da mesma deve ser com responsabilidade. Para participar desse projeto clique em editar que aparece na parte superior , inferior ou na lateral da página wiki, e digite o texto.
Todos os internautas podem editar conteúdos de quase todos artigos, acionando o link editar. È mais um recurso tecnológico muito importante para podermos realizar pesquisas, trocarmos experiências e interagir em tempo real com pessoas do mundo todo. A wikipédia também nos possibilita interagir com artigos educacionais, sociais de forma interativa e colaborativa.

 WIKICIONÁRIO
Trata-se de um projeto colaborativo para produzir um dicionário poliglota livre em português, com significados, etimologias e pronúncia. Iniciamos o projeto em 3 de Maio de 2004 e temos 197 089 entradas na versão em português. Qualquer pessoa pode editar e salvar qualquer definição; não é necessário identificar-se. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no Portal comunitário.
O conteúdo do Wikcionário está sujeito à Licença GNU de Documentação, o que significa que todo o conteúdo é livre e assim permanecerá para sempre. Veja Direitos autorais para mais detalhes.
O objetivo do Wikcionário é descrever todas as palavras de todos os idiomas, com definições e descrições em português, idioma falado em Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e por diversas comunidades em todo o mundo.

 SOFTWARE LIVRE
Software Livre é uma forma de manifestação de um software em que, resumidamente, permite-se adaptações ou modificações em seu código de forma espontânea, ou seja, sem que haja a necessidade de solicitar permissão ao seu proprietário para modificá-lo. 

 São exemplos:Linux/Ubuntu (Sistema Operacional); 
Gimp (Edição de imagens); 
Inkscape (Desenho vetorial); 
Scribus, QuarkXpress (Editoração eletrônica); 
Blender (Modelagem 3D); 
LibreOffice (Pacote de softwares de escritório - equivalente ao Microsoft Office); 

CURRÍCULO
O currículo se organiza em uma construção permanente de práticas apresentando uma acepção notadamente histórica, social, cultural e interativa. Não é  apenas como uma coleção de conteúdos prontos a serem passados para os alunos, mas, como uma prática social pedagógica complexa. O estudo de currículo vem atualizando-se no que diz respeito a idéias ou convicções que requerem uma explicação sobre o fato que: os currículos são orientados pela dinâmica da sociedade. A visão tradicional do currículo está ligada ao fato de que a educação formal em muitas escolas está embasada na seleção de parte da cultura, que é re-elaborada e transmitida aos alunos. Define-se assim o currículo como o conjunto de conteúdos teóricos acumulados pela civilização.No âmbito da Educação o currículo é seguir metas e procedimento traçados para determinada área e para cumpri-las devemos utilizar as várias tecnologias, que integradas aos projetos transformam a prática pedagógica em um processo dinâmico e efetivo.


Projeto de Ensino
São projetos educacionais que visam promover melhorias no processo de ensino aprendizagem, envolvendo uma ou mais disciplinas. Realizados por professores.Na proposta de um projeto dessa natureza, um ou mais professores propõe um respectivo tema, traçam etapas a percorrer envolvendo os alunos como pesquisadores, e o professor age como um facilitador desse processo.
Geralmente são projetos que iniciam de iniciativas externas ao ambiente escolar, envolvendo toda a comunidade escolar, culminando com a socialização dos resultados obtidos nessa pesquisa promovendo conscientização e prováveis mudanças.
Projeto de Aprendizagem:
Nos projetos de aprendizagem a escolha do objeto a ser estudado  é livre partindo da curiosidade dos alunos.
Mesmo com a grande variedade dos possíveis temas o professor deve agir como um orientador no processo, necessitando de planejamento para cada etapa.
Vantagem de se Trabalhar com Projetos:
O planejamento possibilita um trabalho interdisciplinar, abrangendo relações sociais, propicia enfoques em áreas especiais e prioritárias, promove nos alunos uma construção de um aprendizado abrangente.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

TEXTO PARA 2º ANO - Século XIX no Brasil

SÉCULO XIX NO BRASIL: A INFLUÊNCIA ESTRANGEIRA

O início do século XIX no Brasil é marcado pela vinda da família real portuguesa, que pretendia ficar de fora do conflito entre a Inglaterra e a França, governada por Napoleão. Dom João VI e uma comitiva de milhares de pessoas desembarcaram na Bahia em 1808 e no mesmo ano transferiram-se para o Rio de Janeiro. 

Chega a Missão Artística Francesa
 Chefiada por Joachim Lebreton, a Missão Artística Francesa chegou ao Rio de Janeiro em 1816, oito anos depois da família real. Dela faziam parte, entre outros artistas, Nicolas-Antoine Taunay, Jean-Baptiste Debret e Auguste-Henri-Victor Grandjean de Montigny. Em agosto de 1816, o grupo organizou a Escola Real das Ciências, Artes e Ofícios, transformada, em 1826, na Academia Imperial de Belas-Artes. 
ARTISTAS
Nicolas-Antoine Taunay: (1755-1830) é um dos nomes mais importantes da Missão Francesa. Nos cinco anos que aqui ficou, pintou cerca de trinta paisagens do Rio de Janeiro e regiões próximas
Jean-Baptiste Debret:  (1768-1848) é o artista da Missão Francesa, mais conhecido pelos brasileiros. Debret ficou no Brasil até 1831 e produziu uma obra imensa: retratos da família real, cenários para o teatro São João e trabalhos decorativos para festas públicas e oficiais, como as solenidades que envolviam Dom João VI. Foi professor de Pintura Histórica na Academia Imperial de Belas-Artes e realizou a primeira exposição de arte no Brasil, em 1829. 


Arquitetura: A Missão Francesa adotou o estilo neoclássico e abandonou o Barroco, que, em nosso país, Principalmente em Minas Gerais, havia se desenvolvido com características e soluções brasileiras. O Principal responsável por essa mudança foi o arquiteto Grandjean de Montigny (1772-1850), autor do projeto da Academia Imperial de Belas-Artes. Outra construção de destaque na arquitetura da época é o Solar dos Marqueses de Itamaraty.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Colagens Pop Art

Colagens muito lindas no estilo Pop Art! Vale a pena conferir!

Créditos: Blog "Artes da Cris" 




A Caverna de Lascaux

Olá alunos dos 1° anos do Ensino Médio.
Este bimestre aprendemos sobre a Arte na Pré-História. Para conhecer um pouquinho mais sobre essa arte posto aqui pra vocês um site que mostra toda a caverna de Lascaux e suas pinturas rupestres. 
Bom passeio! :)

Para acessar o site clique no link: