quarta-feira, 2 de julho de 2014

Educação


fonte-http://www.filosofiahoje.com/2012/07/educacao-nao-transforma-o-mundo.html

WIKIPEDIA

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia livre a nível mundial, multilíngue online e colaborativa. Com o uso da ferramenta wiki é possível pesquisar, escrever ou alterar artigos nessa enciclopédia virtual respeitando alguns direitos de cópia e modificações, ou seja, o uso da mesma deve ser com responsabilidade. Para participar desse projeto clique em editar que aparece na parte superior , inferior ou na lateral da página wiki, e digite o texto.
Todos os internautas podem editar conteúdos de quase todos artigos, acionando o link editar. È mais um recurso tecnológico muito importante para podermos realizar pesquisas, trocarmos experiências e interagir em tempo real com pessoas do mundo todo. A wikipédia também nos possibilita interagir com artigos educacionais, sociais de forma interativa e colaborativa.

 WIKICIONÁRIO
Trata-se de um projeto colaborativo para produzir um dicionário poliglota livre em português, com significados, etimologias e pronúncia. Iniciamos o projeto em 3 de Maio de 2004 e temos 197 089 entradas na versão em português. Qualquer pessoa pode editar e salvar qualquer definição; não é necessário identificar-se. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no Portal comunitário.
O conteúdo do Wikcionário está sujeito à Licença GNU de Documentação, o que significa que todo o conteúdo é livre e assim permanecerá para sempre. Veja Direitos autorais para mais detalhes.
O objetivo do Wikcionário é descrever todas as palavras de todos os idiomas, com definições e descrições em português, idioma falado em Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e por diversas comunidades em todo o mundo.

 SOFTWARE LIVRE
Software Livre é uma forma de manifestação de um software em que, resumidamente, permite-se adaptações ou modificações em seu código de forma espontânea, ou seja, sem que haja a necessidade de solicitar permissão ao seu proprietário para modificá-lo. 

 São exemplos:Linux/Ubuntu (Sistema Operacional); 
Gimp (Edição de imagens); 
Inkscape (Desenho vetorial); 
Scribus, QuarkXpress (Editoração eletrônica); 
Blender (Modelagem 3D); 
LibreOffice (Pacote de softwares de escritório - equivalente ao Microsoft Office); 

CURRÍCULO
O currículo se organiza em uma construção permanente de práticas apresentando uma acepção notadamente histórica, social, cultural e interativa. Não é  apenas como uma coleção de conteúdos prontos a serem passados para os alunos, mas, como uma prática social pedagógica complexa. O estudo de currículo vem atualizando-se no que diz respeito a idéias ou convicções que requerem uma explicação sobre o fato que: os currículos são orientados pela dinâmica da sociedade. A visão tradicional do currículo está ligada ao fato de que a educação formal em muitas escolas está embasada na seleção de parte da cultura, que é re-elaborada e transmitida aos alunos. Define-se assim o currículo como o conjunto de conteúdos teóricos acumulados pela civilização.No âmbito da Educação o currículo é seguir metas e procedimento traçados para determinada área e para cumpri-las devemos utilizar as várias tecnologias, que integradas aos projetos transformam a prática pedagógica em um processo dinâmico e efetivo.


Projeto de Ensino
São projetos educacionais que visam promover melhorias no processo de ensino aprendizagem, envolvendo uma ou mais disciplinas. Realizados por professores.Na proposta de um projeto dessa natureza, um ou mais professores propõe um respectivo tema, traçam etapas a percorrer envolvendo os alunos como pesquisadores, e o professor age como um facilitador desse processo.
Geralmente são projetos que iniciam de iniciativas externas ao ambiente escolar, envolvendo toda a comunidade escolar, culminando com a socialização dos resultados obtidos nessa pesquisa promovendo conscientização e prováveis mudanças.
Projeto de Aprendizagem:
Nos projetos de aprendizagem a escolha do objeto a ser estudado  é livre partindo da curiosidade dos alunos.
Mesmo com a grande variedade dos possíveis temas o professor deve agir como um orientador no processo, necessitando de planejamento para cada etapa.
Vantagem de se Trabalhar com Projetos:
O planejamento possibilita um trabalho interdisciplinar, abrangendo relações sociais, propicia enfoques em áreas especiais e prioritárias, promove nos alunos uma construção de um aprendizado abrangente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário