terça-feira, 24 de março de 2015

Fotografia - 3º Ano - Matutino

Conteúdo para prova!

Fotografia

A origem da palavra fotografia vem do grego (foto=luz/grafia=escrita) que significa escrever com a luz. Se ela é um tipo de escrita, então podemos pensar que isso demanda o conhecimento de um código para podermos entender a mensagem. Esse código é a linguagem fotográfica.

A fotografia se estabiliza como processo industrial no século XX articulando uma câmera ou câmara escura, como:
  •      Dispositivo formador da imagem: uma superfície fotossensível, que pode ser filme fotográfico
  •        Modo de gravação da imagem luminosa – no caso da fotografia digital, um sensor digital CCD/CMOS que transforma a luz em um mapa de impulsos elétricos, que serão armazenados como informação em um cartão digital de armazenamento.

Enquadramento


Podemos fotografar basicamente de duas formas:
  •           Na vertical (Portrait = retrato) muito usado para fotografia de pessoas.
  •       Na horizontal (Landscape = paisagem) usado por exemplo para paisagens, grupos, fotografia de produto ou comida.
Existem depois ainda algumas regras que devemos ter em conta antes do disparo e
quando estamos a compor da melhor forma a nossa fotografia.

Regra dos Terços
Ao desfolharmos as revistas especializadas com fotos profissionais ou amadoras, algumas
delas saltam imediatamente à vista pela forma diferente como foram realizadas. Se
observarmos ainda como são enquadradas as cenas na Televisão e no Cinema, depressa
percebermos que o sujeito principal raramente está localizado ao centro da imagem,
em vez disso, os fotógrafos profissionais baseiam-se no que provavelmente é a regra mais
importante para a composição de uma foto, a Regra dos Terços.
  •           A Regra dos Terços é bastante simples e consiste em dividir virtualmente o visor da nossa máquina em nove partes iguais utilizando um símbolo que lembra um #.
  •          A ideia fundamental é que os quatro pontos formados no enquadramento (onde as linhas se cruzam) são áreas onde funciona muito bem colocarmos o que estamos a fotografar, para lhe dar destaque e um maior protagonismo.




Alguns tipos de Fotografia

LINHAS E PERSPECTIVASMuito utilizado na fotografia de paisagens e arquitetura utiliza-se o jogo das linhas para aumentar a profundidade da fotografia.
FOTOGRAFIA DE AÇÃO: Fotógrafos que captam fotos de ação podem se especializar em diversas áreas, contudo, fotografia desportiva é um dos tipos fotográficos mais emocionantes. Um bom fotógrafo de ação tem de ter a capacidade de antecipar o movimento do sujeito que pretende captar visto este se encontrar em movimento no momento do disparo da máquina fotográfica.

FOTOGRAFIA SUBAQUÁTICA: É um tipo de fotografia que se realiza sob a água, durante uma imersão ou mergulho. Há câmeras destinadas especificamente para fotografia subaquática, como as câmeras de ação, mas algumas câmeras digitais comuns e até celulares podem contar com acessórios que adaptam a câmera para fotos sob a água.


FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA: O objetivo da fotografia publicitária é despertar interesse e desejo pelo produto/serviço que está a ser publicitado. Assim, as fotos publicitárias devem ser únicas
podendo combinar outros tipos de fotografia como glamour, por exemplo.



FOTOJORNALISMOOs fotojornalistas têm de garantir que suas fotos mantêm a integridade da cena original, ou seja, o fotojornalismo apenas permite que os fotógrafos da área capturem os fatos sem qualquer tipo de manipulação.

MACROFOTOGRAFIAConhecida também apenas pelo nome de macro,  é um tipo de fotografia focado nos detalhes do objeto ou sujeito captado

PADRÕES E TEXTURAS: Fotografar padrões e texturas pode ser bastante interessante pois estão por todo o lado, seja uma casca de uma árvore, uma calçada na rua, uma parede com a tinta a saltar, um grupo de flores coloridas ou simplesmente uma sombra, qualquer coisa que se repita pode-se tornar um motivo interessante de se fotografar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário