terça-feira, 12 de maio de 2015

Arte na Grécia - Conteúdo para 1º Ano

A Arte na Grécia


Por volta do século X a. C., os habitantes da Grécia continental e das ilhas do mar Egeu formavam pequenas comunidades, distantes umas das outras, e falavam diversos dialetos.
Nessa época, as comunidades eram muito pobres, mas aos poucos foram enriquecendo e se transformaram em cidades-estados. Com o aumento do comércio, essas cidades-estados entraram em contato com as culturas do Egito e do Oriente próximo, cuja arte despertou admiração nos gregos. Assim, embora a princípio os artistas gregos tenham imitado os egípcios, depois passaram a criar sua arquitetura, escultura e pintura, movidas por ideias próprias em relação à vida, à morte e às divindades.

A escultura
Aproximadamente no fim do século VII a. C. os gregos começaram a esculpir em mármore grandes figuras masculinas.
Na Grécia, a arte não tinha função religiosa, como no Egito. Sem submeter-se a regras rígidas, a escultura evoluiu livremente.

A arquitetura
As construções que se destacam na arquitetura grega são os templos. O templo era construído sobre uma base com três degraus: as colunas e as paredes do templo eram erguidas sobre o mais elevado deles. O conjunto formado pelas colunas e pelas estruturas a elas ligadas obedecia a dois modelos: o da ordem Dórica e o da ordem Jônica.
A cobertura dos templos era construída de telhados altos no centro e inclinada para os lados. Essa posição do telhado, tanto na entrada do templo como no fundo, criava um espaço em forma de triângulo – frontão –, que era ornamentado com esculturas.

A pintura em cerâmica
Na Grécia, a pintura em cerâmica tornou-se uma forma especial de manifestação artística. Os vasos gregos, ou ânforas, eram usados em rituais religiosos e também para armazenar água, vinho, azeite e outros alimentos. As pinturas nos vasos representavam cenas da mitologia grega e de pessoas em suas atividades diárias. Existiam dois tipos de pinturas nos vasos: a pintura com figuras negras, onde a figura era pintada de preto e fundo do desenho ficava na cor da cerâmica; e a pintura com figuras vermelhas, onde a figura era deixada na cor da cerâmica e o fundo era pintado de preto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário